segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CineClube e Macarronada Cultural.

Nesse final de semana, acontecem dois eventos culturais da Casa do Teatro.

O 1º é o CineClube - Cinema aberto, que ocorre neste Sábado, 03 de Dezembro, à partir das 19h. no Teatro Barracão/Praça da Bíblia.
Já falei sobre o CineClube aqui e assim como nas outras edições, o evento é GRATUITO!
O filme a ser exibido é o "9 rainhas", filme argentino lançado em 2000, com roteiro e direção de Fabián Bielinsky. Foi indicado para 28 prêmios, ganhou 21 deles.
"9 rainhas" conta a história de Marcos (Ricardo Darín) e Juan (Gastón Pauls), dois picaretas que estão prestes a dar o golpe de suas vidas.



Já no Domingo, 04 de Dezembro, acontece a "Macarronada Cultural", na  sede da AABB (ao lado do Hotel Bourbon).
O almoço começa à partir das 12h. e contará com uma extensa programação artística. A macarronada tem o custo de R$10,00. O convite pode ser adquirido pelo email (casadoteatrofoz@hotmail.com) ou mande uma mensagem no facebook da Casa do Teatro.

No cardápio:
-Macarrão ao molho branco e à bolonhesa.
-Coxas de frango assadas.
Nham nham
No cardápio cultural:
-Dança - Artesanato - Música e Teatro.


Não fique fora dessa, apoie a Cultura da cidade!


Cultura e Arte! - Arte, sim senhor!

Quando se fala em arte, se fala em cultura, afinal cultura é a associação das diversas formas de manifestações artísticas de um povo. Ambos estão inteiramente ligados a: Transformação - Conhecimento - Imaginação - Produção - Emoção!

Quando iniciei esse blog, foquei justamente na cultura da nossa cidade. Foz apesar de não ter algo tão amplo na cena cultural, tem grandes "momentos" que devem ser compartilhados,  fazendo com que o público compareça cada vez mais. É fato que essa cena deve aumentar e muito, por isso é importante que todas as pessoas interessadas se juntem para fazer mais pela Cultura de Foz.
Envolvidos com cultura em nossa cidade, podemos citar: a Casa do Teatro Foz, a Cooparcultura, a Unila, o Sesc/Foz e alguns eventos particulares. A ideia do "temculturaemfoz" surgiu de uma necessidade pessoal; a maior divulgação e interação entre todos os eventos culturais promovidos na cidade, e isso de uma maneira geral, seja na área da música, teatro, dança, debates, exposições, palestras... Consigo enxergar a importância de cada evento divulgado, sei que muitas vezes alguns passam em branco. Procuro também participar de grande parte dos mesmos, e não tem nada mais compensador do que ver que ao final todo o esforço envolvido vale a pena. Foz precisa da participação de todos, aquela velha história de "cada um fazendo a sua parte", pode ser uma pequena contribuição, mas que com certeza faz toda a diferença. 

Sendo assim, a dica de hoje é o blog da Priscila Yamany o "Arte, sim senhor!"  Mais uma aliado da informação artística-cultural da nossa terrinha amada.

["O objetivo é propagar a arte na cidade de Foz do Iguaçu. Para que a proposta seja cumprida, a ideia é publicar entrevistas com artistas da cidade e de outros lugares que, casualmente, visitam a Terra das Cataratas. As perguntas serão criadas a partir do trabalho do artista a ser entrevistado e estarão obrigatoriamente relacionados ao mundo da arte."- O Começo, via http://artesimsenhor.wordpress.com/].


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sonora Brasil

Essa é última etapa do Sonora Brasil no Sesc de Foz do Iguaçu. Já falei sobre o Circuito aqui e aqui. Felizmente tive a oportunidade de assistir duas, das três apresentações que já ocorreram no Sesc Foz e posso garantir que qualquer pessoa que aprecia a música e o contexto cultural dela na sociedade, deve prestigiar esse evento.

Dino Rocha e Grupo se apresentam nessa última edição do Sonora Brasil "Sotaques de Fole".


Com influências da cultura paraguaia, a música do Centro-Oeste brasileiro é regida pelo som do acordeão, que alegra festas familiares e festividades populares. Dino Rocha, conhecido como "Rei do Chamamé" começou a tocar sanfona aos nove anos. Acordeonista, compositor e cantor, sempre privilegia as tradições regionais. Seu repertório abrange melodias que remetem à chegada dos paraguaios na região, até os dias de hoje, incluindo suas composições.

Nessa ocasião se apresentam; Dino Rocha e sua Sanfona de 120 baixos; acompanhado dos violinistas Hugo Cesar e Tico Rocha.


Projeto Sonora Brasil - Sotaques de Fole
Dino Rocha e Grupo
Quinta, 17 de Novembro de 2011 - À partir das 20h.
Sesc Foz do Iguaçu - Av. Tancredo Neves, 222, Vila A
ENTRADA GRATUITA.
Informações: 3576-1300


Fontes: Blog-Carlos Luz Sesc/Sonora Brasil.

domingo, 13 de novembro de 2011

Mostra de Teatro


Mostra de Teatro de Foz do Iguaçu 
De 15 à 17 de Novembro de 2011- Iguassu Boulevard 



O Festival de Teatro de Foz do Iguaçu terá entrada Franca. A abertura oficial da mostra será às 20h. no Iguassu Boulevard, em seguida terão duas apresentações, às 20h30 e 21h30 com o espetáculo Guizos.
Durante os três dias do Festival, irá ocorrer mostras de peças, oficinas e palestras.
Maiores informações e Programação completa no site da ClickFoz (link).
Evento do Festival no facebook (link).
O evento é gratuito, mas é necessário se inscrever para as Oficinas e também para a aquisição dos ingressos para assistir aos espetáculos. Os ingressos estarão à disposição do público na Fundação Cultural.
Contato pelos telefones: 3521-1480 / 35211309 / 35211308.
pelo email: festivaldeteatrodefozdoiguacu@gmail.com


Circuito Iguassu MPLA (ARGENTINA)

“Consolidar una corredor musical de buena calidad estética y artística en la región de las tres fronteras. Promover espacios artísticos de comunicación e intercambio entre los músicos brasileños, paraguayos y argentinos. Estos son los principales objetivos del Circuito Iguassu de MPLA, que presenta shows musicales itinerantes en las ciudades de la región tri nacional.”

La propuesta del Circuito Iguassu de MPLA es difundir la Musica Popular Latinoamericana através de la creación de un espacio que nos permita apreciar lo mas novedoso  y representativo de la musica actual. Un circuito centrado en la musica popular, una potente muestra del mapa musical que crece a nivel contemporáneo en nuestro pais y en toda América Latina.
La idea es abrir espacios culturales que permitirán construir un auténtico corredor cultural del Mercosur. Una ruta que acerque a las personas de las distintas ciudades de la región y permita disfrutar lo mejor de la música latinoamericana como manera de lograr una integración real y efectiva por encima de las diferencias y distancias que nos separan.

En Noviembre, Puerto Iguazú y Foz do Iguaçu abren sus escenarios y espacios culturales, ofreciendo dos shows que se realizaran los días 20 y 22 de noviembre, respectivamente, con una propuesta de musica contemporánea que trazara novedosos puentes con el publico local, los músicos de la región invitados y los turistas que acudirán a los encuentros.


Creemos:
·         que el CIRCUITO
 IGUASSU DE MUSICA POPULAR LATINOAMERICANA sera una renovadora usina
 cultural que creemos puede ampliar sus horizontes e integrar las ciudades vecinas
 y fronterizas ofreciendo espectáculos de buena calidad artística
·         que  con los años, el Circuito Iguassú puede consolidarse como parte
 destacada del corredor cultural regional, así como también integrar la oferta de festivales
 de las ciudades involucradas.

Los invitamos a vivir la musica contemporánea más renovadora de nuestro continente!

En las ediciones anteriores del Circuito se presentaron los siguientes músicos:
-Paulo Siqueira (Londrina/PR) *Saxo  y flauta traversa
Una revelación de la música del Estado de Paraná(BR). Virtuoso del Jazz brasileño.
http://www.myspace.com/paulosiqueira
-Sérgio Coelho (Itajaí/SC) *Trombone
Considerado por la crítica especializada de jazz como una jóven promesa de la escena instrumental.
 http://www.myspace.com/sergiocoelhotrombone
-Diego Guerro (Curitiba/PR) *Acordeon
Premiado en Festivales desde los 15 años, actualmente es Regente de la Orquestra Sanfônica de Pato Branco y forma parte del grupo Entrevero Instrumental. 
http://www.myspace.com/diegoguerro


La próximos músicos que se presentaran en el Circuito son “Los Nuñez”, quienes inciaron su carrera artística en 1992 y tienen una trayectoria premiada en diversos festivales y  concursos. En 2011 Los Nuñez grabaron su segundo CD “Chamamé” que cosechó muy buenas críticas en el medio artístico.




20 de Noviembre de 2011 -Domingo – 21 Hs en Puerto Iguazú
Local: Hotel Saint George – Av. Cordoba 148 (frente a la Terminal de Omnibus)

Puntos de Venta:
Hostel Bambú: San Martín 4 – Reservas: Tel 425864

Tao Café Literario: Av. Misiones esq. Alvar Nuñez

Valor de la entrada: $30 AR

22 de Noviembre de 2011 – 21 Hs en Foz do Iguaçú
Local: Zeppelin Old Bar – Rua Major de Matos 222 Vila Yolanda
www.zeppelinoldbar.com

Punto de Venta:  Zeppelin Old Bar  Reservas: 35231804
Valor de la entrada: R$  10



“Nuestro objetivo es la construcción de un público amante de la música y abierto a sus diferentes expresiones. La perspectiva es, al final de cada temporada, hacer un festival con todos los invitados. Pero necesitamos primero reunir ese público que prestigie los eventos con su presencia”.



Links:
Circuito Iguassu MPLA // Organización: Daniel Potrick (Bob)- Sebastian Pereyra (Seba)- Renato Costa (Fumê) //  Lalan Bessoni (material gráfico) - Daniel Di Mónaco (fotografia) // Patrocinadores: Hotel Saint George - Guatá Cultura em movimento - Iguazu Jungle - Restaurant La Rueda - CVI - Hostel Bambu - Jackie Brown - Zepa Cine e Vídeo - Fundação Cultural.
Transmitido en vivo en la Radio Sol 92,1 FM. 

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Circuito Iguassu MPLA (BRASIL)

"Consolidar um roteiro musical de boa qualidade estética e artística na região das três fronteiras. Promover espaços artísticos de comunicação e intercâmbio entre os músicos brasileiros, paraguaios e argentinos. Estes são os principais objetivos do Circuito Iguassu de MPLA, que apresenta shows musicais itinerantes, nas cidades da região trinacional."

A proposta do Circuito Iguassu de MPLA é divulgar a Música Popular Latino Americana através da criação de um espaço que permita apreciar o que há de mais inovador e representativo na música atual. O circuito tem seu foco na música popular e é uma potente amostra do mapa musical, que se desenvolve em nível contemporâneo em nosso país e em toda a América Latina.
A idéia é abrir espaços artísticos que permitirão construir um autêntico corredor cultural do MERCOSUL. Uma rota que aproxime as pessoas das diferentes cidades da região e permita desfrutar do melhor da Música Latino Americana de maneira a alcançar uma integração real e efetiva, que ultrapassa as barreiras da diferença e distância física que as separam.

No mês de Novembro, Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu abrem seus cenários e espaços culturais e oferecem shows que se realizarão nos dias 20 e 22 de Novembro de 2011, respectivamente, com a proposta de música contemporânea que traçará novas pontes entre o público local, os músicos da região e os turistas que prestigiam o evento.


Acreditamos:
-Que o Circuito Iguassu MPLA será uma renovadora usina cultural que pode ampliar seus horizontes e integrar as cidades vizinhas e fronteiriças, bem como oferecer espetáculos de qualidade e bom gosto!
-Que com o passar do tempo, o Circuito Iguassu pode se consolidar com destaque no corredor cultural da região, assim como acrescer a oferta de Festivais nas cidades envolvidas.

Convidamos a viver a música contemporânea mais renovada do nosso continente!


Nas edições anteriores do circuito, já se apresentaram os músicos:
-Paulo Siqueira (Londrina/PR) *Saxofone e flauta transversal
Uma revelação e virtuose da música paranaense e do jazz brasileiro.
-Sérgio Coelho (Itajaí/SC) *Trombone
Considerado pela critica especializada em jazz, como um dos músicos jovens mais promissores da cena instrumental.
-Diego Guerro (Curitiba/PR) *Acordeon
Premiado em Festivais desde os 15 anos, atualmente Regente da Orquestra Sanfônica de Pato Branco.
em cima: à esquerda Sérgio Coelho/ à direita Paulo Siqueira
em baixo: esq. logo circuito/ no centro Diego Guerro/ dir. Músicos convidados e antiga Terça Jazz no Zeppelin.

Os próximos a se apresentarem no Circuito Iguassu de MPLA são "Los Nuñez" que iniciaram a carreira artística em 1992 e conquistaram uma trajetória recheada de prêmios e participações em diversos festivais e concursos. Em 2011, Los Nuñes gravaram o segundo cd Chamamé e tiveram boas críticas no meio artístico.



♫ 20/11/2011 (Domingo) - à partir das 21h. em Puerto Iguazú

Local: Hotel Saint George (em frente ao terminal)
Pontos de venda: Hostel Bambu - Tao café Literário
Ingressos: 30 P$


                      ♪ 22/11/2011 (Terça) - à partir das 21h. em Foz do Iguaçu
Local: Zeppelin Old Bar / Reservas de mesas: 35231804
Ponto de venda:  Zeppelin Old Bar
Ingressos: 10 R$


"Nosso objetivo é construir um público que goste de música e aberto as diferentes expressões da música. Nossa perspectiva é, ao final de cada temporada fazer um festival com todos os convidados do ano. Mas, é preciso primeiro, reunir esse público que PRESTIGIE O EVENTO COM SUA PRESENÇA!"

Links:
Circuito Iguassu MPLA // Organização: Daniel Potrick (Bob)- Sebastian Pereyra (Seba)- Renato Costa (Fumê) //  Colaboradores: Lalan Bessoni (material gráfico) - Daniel Di Mónaco (fotografia) // Patrocinadores: Hotel Saint GeorgeGuatá Cultura em movimento - Iguazu Jungle - Restaurant La Rueda - CVIHostel Bambu - Jackie Brown - Zepa Cine e Vídeo - Fundação Cultural.
Transmissão ao vivo pela rádio Sol 92,1 FM. 

terça-feira, 1 de novembro de 2011

1º Festival de Música Sonarte!

Promovido pela Escola de Música Sonarte em parceria com a ASSEMIB.
Dias 11,12 e 13 de Novembro.
Concerto dias 11 e 12 às 20h. Dia 13 às 18h.
Oficinas de violino, violão, violoncelo e contrabaixo acústico.
Dia 12 às 16h. - Apresentação de trabalhos e discussão com Professores, Doutores e Compositores.



O 1º Festival de Música Sonarte acontece nos dias 11,12 e 13 de Novembro de 2011, nas dependências da ASSEMIB  (Associação dos Empregados da Itaipu Binacional), onde serão apresentados trabalhos no campo da Música Erudita, executados por músicos profissionais e amadores, estudantes de música, alunos avançados e professores.
Serão apresentados concertos com músicos convidados de Foz do Iguaçu, Cascavel e Curitiba. Teremos também primeira audição de obras de compositores radicados no Paraná. Além dos concertos, haverá oficinas dos seguintes instrumentos:
-Violino: Lívia Aruquipa 1º violino da orquestra Foz Camerata
-Violoncelo: Professor Carlos Henrique Lage (Sinfônica de Cascavel)
-Violão Clássico: Professor Fernando Verguts (EMBAP Curitiba)
-Contrabaixo acústico: Lucas Garcia (Cascavel)


Obs: Os concertos terão Entrada Franca
Local ASSEMIB - Av. Araucária, 716, Vila A - Foz do Iguaçu. (45) 35242533
Para Inscrições nas oficinas, reservas nos concertos e cronograma das atividades com Cristiano Galli
[9922-3436 / crggalli@hotmail.com)
Link do Evento no facebook aqui.

Zombiewalk

Esse ano tem Zombiewalk em Foz!
Amanhã (02/11) à partir das 11h. o encontro é no Terminal de Ônibus, o destino é as Cataratas do Iguaçu.
Todos os mortos vivos que quiserem participar, apareçam!

Pra quem não conhece, Zombie Walk é uma flash mob composta por um grande grupo de pessoas que se vestem de Zumbis. Geralmente caminhando ou correndo por grandes centros urbanos, passando por locais com grande público. Saiba mais sobre o Zombie Walk aqui.

Zombiewalk em Foz! Prepare-se e vá em estado avançado de decomposição!
Informações aqui!


Quem é morto sempre aparece!